segunda-feira, 27 de setembro de 2010

LANÇAMENTO DE LIVRO


LANÇAMENTO: Filhos do Cárcere, da jornalista Aline D’Eça

Na contra mão dos espetáculos de horror, eis um livro construído com os tijolos da sensibilidade e ternura. Essas são as palavras do Diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA, Giovandro Marcus Ferreira sobre o livro Filhos do Cárcere, da autoria da jornalista Aline D’Eça, que será lançado no dia 06 de outubro, a partir das 19 horas. O primeiro livro-reportagem publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia terá o lançamento promovido no Café Primaz, localizado na Avenida Leovigildo Filgueiras, no bairro do Garcia.

O trabalho Filhos do cárcere nos proporciona um encontro com o rejeitado mundo prisional. Numa escrita envolvente nos faz percorrer o dia-a-dia do Complexo Penal Feminino em Salvador, a partir dos filhos e filhas de mulheres prisioneiras que ali estão cumprindo penas. Depois que os indivíduos infratores chegam ao cárcere, principalmen­te os pobres e desconhecidos, não mais interessam notícias sobre eles, mui­to menos sobre as implicações sociais do seu aprisionamento.

O fato de crianças serem geradas, nascerem e viverem no ambiente carcerário, expostas a todo tipo de risco, é um destes fatores desconhecidos por parcela da população. O tema, apesar de não ser novo, não costuma ser divulgado pela imprensa. Na Bahia, além de não encontrar nos veículos jornalísticos notícias sobre este assunto, inexistiam pesquisas de outras áreas do conhecimento sobre o tema. Diante da situação surgiu a ideia de abordá-lo por meio de um trabalho jornalístico que pudesse apresentar à sociedade uma perspectiva pouco conhecida do sistema penitenciário.

A intenção deste trabalho é ir além dos crimes e do noticiável, na tentativa de uma aproximação com o real. Números podem ser importantes, mas não mais que histórias de vida, não mais que as pessoas. Filhos do cárcere nos prova que é possível um jornalismo cívico, que clama por cidadania e, ao mesmo tempo, que nos sacode desenhando pequenos movimentos, cristalizando olhares e gestos que passam despercebidos no dia-a-dia, mas que são essenciais no mosaico da vida humana.

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro Filhos do Cárcere, da autoria da jornalista Aline D’Eça
Quando: 06 de outubro de 2010, a partir das 19 horas
Onde: Café Primaz, Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia
Preço do livro: R$ 28,00
Preço do livro (Lançamento): R$ 25,00





Fonte: Ascom/EdUFBA

Um comentário:

  1. Oi Aline!
    Nossa! Estou imeeeensamente feliz por este livro, por esta conquista tão grandiosa na sua vida. Me lembro de você quando fizemos estágio na TEL com planos e sonhos, planos e conquistas que estão se concretizando.
    Você vai vender o livro pela internet? Gostaria de lhe prestigiar e me prestigiar também com esta leitura que me parece ser tão interessante.
    Beijos,
    Eliana Simas
    aqui no Sul do paí torcendo muito para esse teu sucesso!

    ResponderExcluir